Lista de Desejos Sacola 0

Como guardar joias para não manchar

Existem muitas maneiras de guardar joias, mas você sabia que algumas delas são prejudiciais? A melhor maneira de guardar joias depende de alguns fatores, como os materiais usados, o tipo de joia e o valor da joia.

Em alguns casos, como você armazena as joias é uma escolha pessoal. Você prefere ver suas joias em exposição ou tê-las fora de vista? Você tira suas joias no banheiro ou no quarto? Independentemente das suas preferências, existem algumas dicas que você deve considerar para proteger suas joias.

Em caso de dúvida, mantenha suas joias limpas e secas. Se você quiser mais orientações, siga estas etapas para garantir que você não estrague inadvertidamente suas joias ou cause danos prematuros.

Separe as joias por metal.

Primeiro, faça um inventário de suas joias. Faça algumas pilhas que separem joias finas, bijuterias e joias de prata. Você deve manter bijuterias longe de joias de prata e joias finas, e você deve manter joias de prata longe de joias finas. Essa separação ajuda a evitar que os metais fiquem manchados quando interagem uns com os outros.

Se você tiver problemas para diferenciar bijuterias de joias, leia este guia para obter mais informações.

Certifique-se de que as joias estejam limpas e secas.

Certifique que usas joias estão limpas

Antes de guardar qualquer joia, certifique-se de que esteja limpa e seca. A umidade pode fazer o metal manchar ou degradar muito mais rápido. Por exemplo, se você usou um colar de prata em uma tempestade, certifique-se de secá-lo antes de colocá-lo de volta.

Recomendamos remover manchas de joias que ficarão armazenadas por mais de uma semana. Armazenar joias sujas por um período prolongado (não importa o tipo de joias) pode causar problemas com manchas prematuras e excessivas. Além disso, armazenar joias manchadas com joias não manchadas pode fazer com que ambas as peças escureçam mais rapidamente.

A maioria das joias pode ser limpa usando o seguinte método:

  • Misture algumas gotas de detergente neutro e água morna.
  • Sature a joia brevemente na solução.
  • Use uma escova de dentes de cerdas macias para remover sujeira e detritos.
  • Seque as joias com um pano sem fiapos.
  • Remova manchas com um pano de polimento de prata.

Reduza os níveis de umidade e mantenha uma temperatura consistente.

A alta umidade é o principal culpado que acelera o processo de embaçamento das joias. Se você mora em um clima úmido, pode notar que suas joias mancham mais rapidamente nos meses de verão. Considere colocar um ar condicionado ou um desumidificador no cômodo onde suas joias estão guardadas. Você também pode comprar pacotes de sílica para sua caixa de joias para absorver o excesso de umidade.

Em seguida, encontre um local em sua casa com uma temperatura consistente. Por exemplo, não coloque o porta-joias logo acima de uma saída de calor. Quanto mais consistente a temperatura, melhor. Considere manter caixas de joias dentro de um armário interno que seja consistentemente escuro e fresco. Você também pode pendurar um porta-joias na porta do armário.

Guarde joias delicadas em um local escuro e seco.

As joias de prata funcionam melhor quando armazenadas em uma caixa de joias forrada com feltro. O feltro ajuda a absorver o excesso de umidade e evita manchas prematuras. Para algumas peças grandes, pode ser melhor mantê-las armazenadas separadamente dentro de uma bolsa de feltro ou embrulhadas em um pano de polimento de prata para limitar a exposição ao ar. Nesse caso, você terá que se lembrar do que tem e fazer uma escolha consciente de usá-lo. Mesmo com armazenamento adequado, joias de prata exigirão polimento regular pelo menos duas vezes por ano para remover manchas. Não polir demais as joias de prata, pois isso também pode causar danos.

Jóias finas devem ser mantidas em um local seguro para que sejam menos suscetíveis a roubos. Também é essencial guardar joias finas longe da luz solar direta, porque algumas pedras podem ser danificadas pela exposição prolongada à luz UV. Nem todas as joias finas precisam ser guardadas. Tenha um lugar em sua cômoda ou mesa de cabeceira onde você possa guardar as joias que você usa todos os dias, como seu anel de noivado ou brincos de diamante. Adquira o hábito de sempre guardar suas joias no mesmo lugar para que seja menos provável que elas se percam.

Dicas de armazenamento de joias finas:

  • Armazene joias finas de forma que as peças não se toquem. Os diamantes são capazes de arranhar outras pedras e metais.
  • Mantenha as pérolas dentro de uma caixa de madeira com forro de feltro. Nunca guarde as pérolas dentro de um saco ou caixa de plástico, pois o plástico pode interagir com as pérolas e fazer com que elas se deteriorem.
  • Mantenha joias finas dentro de um cofre ou outro local discreto.

Armazene as bugigangas que você costuma usar à vista de todos.

Bijuterias geralmente são seguras para manter ao ar livre, então você pode armazenar essas peças em um expositor de joias. Alguns especialistas recomendam manter essas joias à vista, para que você não esqueça o que tem e fique mais inclinado a usar tudo. É improvável que você queira vasculhar uma caixa de joias pela manhã quando estiver se preparando para o trabalho.

No entanto, se você quiser armazenar bijuterias por um período mais longo, aplique as mesmas regras que faria com joias finas. Se possível, evite que essas joias toquem dentro da caixa de joias e certifique-se de manter baixa umidade e temperatura consistente.

Idéias de armazenamento de bijuterias:

  • Evite que os colares fiquem emaranhados usando laços de torção.
  • Faça um porta-joias com uma moldura antiga.
  • Use um ancinho de metal velho para guardar colares.
  • Organize brincos em caixas de ovos.
  • Dica de joalheria : Se você está cansado de manchar bijuterias, opte por bijuterias banhadas a ródio. O ródio é um metal que nunca mancha. A única maneira de esta joia manchar é se o revestimento de ródio se desgastar.

Faça um seguro de joias finas antes de guardá-las.

Ninguém quer pensar em coisas ruins acontecendo, mas joias finas são comumente roubadas e devem ser protegidas quando você tem uma coleção extensa.

Tire fotos de suas joias finas e crie um inventário para que sua coleção possa ser segurada. O seguro de joias pode ser obtido separadamente ou através do seguro de proprietário e locatário.

Consulte sua companhia de seguros antes de guardar as joias em um local externo, como em uma unidade de armazenamento.

Resumindo:

  • Mantenha as joias secas. A umidade é o principal fator que acelera o processo de manchamento.
  • Armazene diferentes tipos de joias separadamente. Certifique-se de que a joia não esteja tocando dentro da caixa de joias.
  • Diminua a umidade relativa de uma sala se você mantiver suas joias ao ar livre e perceber que elas mancham rapidamente.

Esperamos que este guia de armazenamento de joias tenha oferecido algumas dicas e ajudado você a entender por que algumas joias mancham mais rápido do que outras. Esperamos que essas dicas ajudem suas joias a permanecerem brilhantes nos próximos anos.

🤞 Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.